02 jul
Curso de Micropigmentação Haut Academy

Micropigmentação: o que é?

Micropigmentação ou Permanent Make-up (PMU) é um procedimento estético também conhecido como maquiagem definitiva, dermopigmentação ou tatuagem cosmética, que consiste na introdução dérmica, logo após a pele, de pequenas partículas de pigmentos, de cores variadas, através de um aparelho chamado dermógrafo.

O dermógrafo possui uma agulha de uso único que sobe para o interior da cápsula, é banhada de pigmento, e quando desce introduz o pigmento no interior da derme, onde fica alojado. Esse movimento é chamado de pulso e vários pulsos em uma determinada região formam o desenho ou “pintura” da micropigmentação.

dermografo haut
Novo dermógrafo da Haut Tech

Além dos procedimentos mais conhecidos como maquiagens temporárias, design de sobrancelhas, reparo e disfarce de falhas faciais e preenchimento de lábios, a micropigmentação vem atuando em outras frentes como reconstrução de formas causados por envelhecimento, doenças, quimioterapias, heranças genéticas, entre outros.

Vitiligo, calvície, cicatrizes oriundas de retirada de mama, lábio leporino, manchas de envelhecimento, são alguns dos incômodos de âmbito da estética e saúde que a micropigmentação consegue reparar de forma bem satisfatória. Nunca esquecendo que para atingir esses resultados mais elaborados é preciso contar com os melhores profissionais, máquinas e produtos que o mercado consegue entregar.

micropigmentação na sobrancelha
Micropigmentação na sobrancelha

Contraindicações da micropigmentação

As únicas restrições para o processo de micropigmentação são para as pessoas que apresentam patologias no local do procedimento, pele lesionada ou algum tipo de dermatose, gestantes, lactantes ou em tratamento de câncer.

No caso das gestantes e mulheres que estão amamentando não existe nenhum fator conhecido de nível biológico ou químico que impeça o procedimento, porém a hesitação se encontra mais no campo ético, na observação dos gatilhos psicológicos que a pessoa que está passando por este momento precisa cuidar.

Em relação ao tratamento de câncer, é preciso atentar para o fato de que esta doença específica ainda apresenta uma abrangência desconhecida pela ciência moderna, o que nos impede de realizar o procedimento por uma questão ética e também por não haver literaturas que nos digam o que aconteceria se houvesse essa aplicação.

Escreva um comentário